terça-feira, 16 de março de 2010

Carangola dá exemplo de conscientização ambiental


Carangola vai se juntar às principais cidades do Brasil e do mundo para participar do programa Hora do Planeta, e suas luzes ficarão apagadas durante 60 minutos no dia 27 de março a partir das 20:30h, sendo motivo de orgulho para os carangolenses e servindo exemplo para as cidades vizinhas, demonstrando respeito e preocupação com o meio ambiente.


Criado pela organização não governamental WWF, World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza), a Hora do Planeta teve seu inicio em 2007 na Austrália, com o objetivo de alertar todos para o risco do aquecimento global. O projeto foi muito bem aceito e para 2010, conta com mais de 1.300 cidades em 100 países, e 23 participam pela primeira vez. Única cidade da Zona da Mata a aderir o programa de conscientização ambiental, em 27 de março de 20:30 a 21:30 junto às principais cidades do Brasil e do mundo, Carangola vai apagar as luzes de seus pontos turísticos, cruzeiro símbolo de fé e monumento tombado pelo patrimônio histórico, a igreja matriz de Santa Luzia e o fórum municipal ficarão as escuras.

O secretário Municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Francisco Cabral, diz que será feito uma apresentação de voz e violão na praça da matriz durante os 60 minutos, sob a luz de tochas, e em 2011 quando pronto, o prédio da prefeitura será o marco da campanha.

9 comentários:

  1. Ola Chico,
    Infelizmente não vou poder comparecer devido ao VERGONHOSO caso de DENGUE em nossa cidade, vejo pouco atuação da Prefeitura com campanhas educacionais, e tbm de + informação via meios de comunicação para melhorar esta EPIDEMIA, inclusive eliminando meu projeto de em brave voltar morar em Cgola, preferindo JFA.

    Atenciosamente,

    AWGadioli

    ResponderExcluir
  2. Parece que a pessoa acima não está por dentro do motivo da dengue em Carangola.
    Não sabe que a prefeitura de Carangola está trabalhando incansavelmente à 05 longos meses para acabar com a epidemia da dengue.
    Não sabe ainda que foram retirados mais de 3 toneladas de lixo nos quintais das casas de moradores.
    E para finalizar não tem o mínimo de consciência, que a dengue é dever de todos.
    A Prefeitura faz o trabalho dela , mas se a população continuar jogando lixo nos seus quintais, a dengue continuará em Carangola.
    Portanto, leigos no assunto e opositores de má fé, continuam atacando a Prefeitura de Carangola.

    "Dengue Conscientização de Todos"



    Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carangola

    ResponderExcluir
  3. É... devem estar cansados mesmo...
    A população é que está cansada... Cansada com tanta falta de respeito.
    A antiga frase da vovó: "Prevenir é melhor que remediar", foi ignorada.
    Nenhuma campanha de conscientização e mobilização foi feita. Com certeza é dever de todos... Mas e as casas que estão abandonadas, terrenos baldios, clube de responsabilidade da prefeitura e tantos outros lugares? Por que a prefeitura não fez a sua parte se o dever é de todos? A autoridade da cidade não dá o mínimo de exemplo, mostrando assim que está despreparada e sem “vontade” de cumprir sua parte.
    Gente, culpar a população é um absurdo... E a epidemia de dengue mostra que a prefeitura de Carangola é ausente. Faltou sim, pró-atividade, eficiência, boa vontade e o mínimo de respeito com a população.
    Exército? Pois é, o descaso chegou a tanto, que militares foram convocados para ajudar nessa "missão". INACREDITÀVEL... 3º cidade do estado com mais casos registrados. Mas com tantas subnotificações, não me admiraria se a medalha de ouro fosse nossa.
    Deveria ter sido feito, um trabalho de conscientização nas escolas antes do período chuvoso, visto que em anos anteriores a cidade registrou muitos casos de dengue. Ir a rádios, publicar em jornais, percorrer a cidade conscientizando a população, com panfletos, ir as casas para fazer um trabalho preventivo, melhorar a coleta de lixo, unir esforços com o comércio, escolas, centros de saúde, empresas de transporte, restaurantes, e tantos outros... Enfim, até uma criança de 10 anos saberia dar dicas para ajudar a prefeitura.
    Conscientizar uma população inteira, é um longo trabalho, que exige dedicação, mas que vale a pena e evita chegar a um estágio vergonhoso como este.
    SCO

    ResponderExcluir
  4. corrigindo comentário anterior - última linha:
    "um estado vergonhoso como este."

    ResponderExcluir
  5. ANÔMINOS NAO SÃO DIGNOS DE CONFIANCA. NÃO MERECEM A CONFIABLIDADE E NAO TÊM A IMPARCIALIDADE DAS SUAS OPINIOES.

    ASSUMA SEU PREFIL E SUA RESPONSABLIDADE. SAIA DA CARAPACA E VENHA PARA O DIALOGO ABERTO. QUE NAO TEM CAPACIDADE DE SUSTENTAR. POR ISSO SE ESCONDE.

    CARANGOLA É MUITO MAIOR QUE TODOS NÓS.

    CARANGOLA ESTÁ PARTICIPANDO DA HORA DO PLANETA. ESTÁ DESENVOLVENDO O PROGRAMA ENERGIA DO BEM. ESTÁ INVESTINDO EM SUA PRINCIPAL BASE DA ECONOMIA, A PRESTACAO DE SERVICOS NA SAUDE, EDUCACAO E AGRICULTURA. DESENVOLVE UM PROGRAMA DE FORAMCAO DE CONSORCIOS PARA A SOLUCAO DOS RESIDUOS(LIXO).
    TEM MUITA COISA A SER FEITA E NAO FALTA VONTADE EM FAZER.

    QUEM GOSTA DE CARANGOLA E NAO TEM VERGONHA DE MOSTRAR A SUA CARA. JUNTE-SE À NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  6. Caros amigos,
    Gosto destas polemicas, desde que tenhamos respeito, pois todos nos somos cidadões concientes e queremos o melhor para Cgola como tbm para o universo, assumamos nossas culpas, as vezes falamos e condenamos muito, mas não agimos no sentido de ajudar, gosto desta cidade onde tive uma juventude muito feliz, so vim para o Rio, por motivos financeiros, mas pretendo passar o meus dias de aposentado, junto desta comunidade, onde tenho muitos amigos e parentes,
    atenciosamente
    AWGadioli

    ResponderExcluir
  7. Acho que culpar a prefeitura não é o mais adequado ate pq não eh ela que joga lixo nas beiras dos rios ou em outro lugar q seja, somos nós. Não vai adiantar a prefeitura falar, se a gente não perceber q isso eh nossa obrigação. Nao tem necessidade de avisar, isso eh coisa q todo mundo deveria saber.

    ResponderExcluir
  8. A dengue em Carangola alcançou um patamar alarmante, é tão grande o números de casos que virou noticia de jornal, O Tempo e TV Panorama, sendo colocada entre as dez mais afetadas pela dengue em Minas. Não tem como negar que o problema é grave. O descuido de anos anteriores fez com que hoje, a secretaria de saúde desenvolvesse um trabalho intenso de educação e combate, que deve ser de exemplo para todo o Brasil.

    O assim como o combate a dengue, o programa Hora do Planeta e o programa PROGRAMA ENERGIA DO BEM/CONVIVER, são projetos que os carangolenses devem se orgulhar. Reconhecer o erro, e de todas as maneiras, mesmo com o falta de apoio de uma parcela da população, tem buscado a solução para o problema da dengue, tem desenvolvido projetos ambientais, e tem feito exportações, temos que reconhecer que temos problemas, não somos perfeitos, mas estamos batalhando para corrigir e devemos nos orgulhar disso.

    ResponderExcluir
  9. Ferrer está com a razão...

    ...este é o momento onde a comunidade (prefeitura + cidadãos) devem reagir e agir em prol de um bem comum. Não devemos olhar para trás e procurar culpados, devemos olhar para trás e aprendermos com nossos erros...

    ResponderExcluir